“Archivo Pittoresco”

Cantora cult portuguesa, Lula Pena grava duas músicas de Ederaldo Gentil no seu novo disco

As composições de Ederaldo Gentil “O Ouro e a Madeira” e “Rose” (esta última parceria com Nelson Rufino) foram gravadas no mais recente disco da cantora portuguesa Lula Pena, “Archivo Pittoresco” (2017). Ouça “O Ouro e a Madeira” e “Rose”.

“Espero ajudar nesse belo e importante resgate (da obra de Ederaldo Gentil)”, disse Lula Pena, por e-mail, ao saber do projeto Acervo Ederaldo Gentil. Em breve, publicaremos uma entrevista com Lula sobre como conheceu a obra de Ederaldo Gentil. Atualmente, a artista está em turnê de divulgação do novo disco em diversos países da Europa.

Abaixo, Lula Pena fala sobre “O Ouro e a Madeira” e “Rose” no faixa a faixa que a cantora fez na divulgação do disco “Archivo Pittoresco” para a imprensa internacional.

Rose:

“Uma canção do compositor e cantor baiano Ederaldo Gentil, falecido em 2012. Rose é Rosa, o nome de uma pessoa mas também o de uma flor, claro, e, mantendo-nos atentos à fonética do tema, aquele “O que é que houve com Rose, hein?” transforma-se facilmente em “o que é que ouve com rose” ou, melhor ainda, em “o que é que ouve com/ ouse”. Aí, por via da transmutação, remete para o atrevimento, para a ação, reforçando um significado ambíguo”.

O ouro e a madeira:

“Outra vez Ederaldo Gentil. A sua letra diz que a “Ostra nasce do lodo/ gerando pérolas finas”, puro código alquímico. Além de que possui um elemento de reducionismo, em que se toma o todo pela parte, que, entre muitas outras, remete para as questões de atuação e alinhamento a que já aludi: “Não queria ser caminho/ porém o atalho// Muito menos ser o campo/ me bastava o grão/ Não queria ser a vida/ porém o momento/ Muito menos ser concerto/ apenas a canção”.

Artista cult

Graças a seus dois álbuns anteriores, “Phados” (1998) e “Troubadour” (2010), e suas elogiadas apresentações ao vivo, Lula ganhou status de artista cult internacionalmente. Sua música é descrita como uma mescla de sons que passam pelo fado, blues, flamenco, chanson française, bossa nova, samba, entre outros estilos musicais.

Seu novo disco recebeu críticas positivas em publicações como os jornais ingleses The Guardian e Financial Times, além do jornal francês Le Monde, entre outros.

“Archivo Pittoresco” foi lançado internacionalmente pelo selo belga Crammed Discs, casa de artistas renomados como a cantora argentina Juana Molina e o grupo da República Democrática do Congo Konono No.1, entre outros.

© Copyright 2024 Ederaldo Gentil. by Prontosite