Disco

Samba, Canto Livre de um Povo (1975)

Crítica de álbum

Por Paquito* O primeiro LP de Ederaldo talvez seja o seu melhor disco em se tratando do nível equânime dos sambas, com arranjos que incluem regional e cordas, acentuando o tom melancólico das canções do artista. Foi gravado no sudeste…

Por Paquito*

O primeiro LP de Ederaldo talvez seja o seu melhor disco em se tratando do nível equânime dos sambas, com arranjos que incluem regional e cordas, acentuando o tom melancólico das canções do artista. Foi gravado no sudeste do país, num tempo em que ainda não havia a produção local, mais frequente, de discos na Bahia, proporcionada pelo mercado da axé music. O disco abre com um samba dolente e queixoso de saudade em forma de carta – ou carta em forma de samba, A saudade me mata, contando não amenidades, mas notícias emocionais.

“Doze de março chuvoso de 73     

Que esta lhe encontre em gozo de felicidade”

A seguir, versos com rimas de palavras iguais, um procedimento arrojado com a palavra tempo e suas significâncias sutis.

“Se não escrevi há mais tempo

Foi o próprio tempo que não me deu tempo”.

Na segunda parte, a melodia ascendente dá novo fôlego à canção, no verso “quando cheguei era manhã”, como se esta manhã fosse um aparente alento à situação do desterrado.

Os sambas de celebração e sambas enredo (Samba, canto livre de um povo – com Edil Pacheco-, Fevereiro eu volto – com Eustáquio de Oliveira- e Dia de festa) se alternam com Pam-pam-pam, (parceria com Batatinha, em que a melancolia é suportada e superada pelo canto e pela palavra Aruepan, canto pra subir, como se diz na Bahia), Eu e a viola, a viola e eu (mais um samba de desterro, em que se diz “Nem mesmo eu tenho a mulata de quem eu me enamorei (…)/ se é de má companhia eu sigo só”), Meu barraco e o clássico O ouro e a madeira, provável motivo da Chantecler ter produzido esse disco, por conta do sucesso da canção na gravação do grupo Nosso Samba.

Além de sambas de Walmir Lima e Jandiro Aragão (Miro, Pandeiro de Ouro) e Edil Pacheco e Paulinho Diniz (Amargura), Samba, canto livre de um povo traz uma parceria de Ederaldo e Nelson Rufino em Rose (arrojado melodicamente e, no dizer de Jaime Sodré, samba psicanalítico). O LP fecha com a pérola Ladeiras, composição de Ederaldo, em que o elemento humano nas ladeiras de Salvador apenas se supõe, pois no refrão “é pau, é pedra, é pedra é pau/ cascalho subindo o degrau”, Ederaldo dá vida ao próprio cascalho. Aqui Ederaldo faz um passeio pelos bairros da velha e acidentada Salvador, só citando os nomes das ladeiras, plenos em humanidade (“Desterro da Solidão”, “Perdões do Calabar”, “Saberes da Conceição”).

*Paquito é músico, produtor e pesquisador.


É que a saudade me mata / A distância maltrata
É que a distância maltrata / A saudade me mata

Doze de março chuvoso de setenta e três
Que esta lhe encontre / Em gozo de felicidade
Se não escrevi a mais tempo / Foi o próprio tempo que não me deu tempo
Hoje lhe escrevo contando minhas novidades

Quando eu cheguei era manhã / Fazia frio e um vazio dentro em mim
Nas mãos a minha esperança / No peito a minha ilusão
Sem saber pra onde ir

Banana D’água é nanica / tangerina é mexerica / Sinto falta do luar
No mais, tudo é igual / Abraços, ponto final / Carnaval, eu chego lá


Abre-se uma cortina colorida / para mostrar toda uma vida
De encantamentos mil
Com os corações em alegria / a Juventude do Garcia
Apresenta a sinfonia do Brasil

Samba, canto livre de um povo
Vem natal, vem ano novo / o samba continua a deslumbrar
Nesta linda melodia / colorida de alegria / vamos exaltar

Modernas e antigas batucadas / da inesquecível praça onze
Onde o nosso samba alcançou / glória e projeção nacional
Vindo de um novo horizonte / para o Brasil colonial
Glória aos artistas que levaram / o samba ao cenário universal

Donga, pioneiro dos sambistas
Salve todos ritmistas / dessa melodia imortal
Salve o mês de fevereiro / salve o samba brasileiro / viva o nosso carnaval


Fevereiro, eu vou pra lá / vou sorrir, vou beber, vou sambar, vou cantar
Quero ver a roda de ciranda / uma roda de samba esse povo cantar
Alegria, chegando sorrindo / a tristeza se indo para outro lugar

Quero ver o coreto enfeitado / rever minha gente que há muito eu não via
A bandinha tocando dobrado / a charanga passando trazendo alegria


O ouro afunda no mar / madeira fica por cima
Ostra nasce do lodo / gerando pérolas finas

Não queria ser o mar / me bastava a fonte
Muito menos ser a rosa / simplesmente o espinho
Não queria ser caminho / porém o atalho
Muito menos ser a chuva / apenas o orvalho

Não queria ser o dia / só a alvorada
Muito menos ser o campo / me bastava o grão
Não queria ser a vida / porém o momento
Muito menos ser concerto / apenas a canção


Miro, Pandeiro de Ouro silenciou / e a sua ausência todo o samba chorou
Ele agora vai tocar pandeiro em outro lugar
E pro samba a dor maior / é saber que ele foi / para não mais voltar

Sambista perfeito / morreu satisfeito porque triunfou
De azul e branco / calçando tamanco / pandeiro na mão
Fez uma promessa / o samba não cessa / sua voz ecoou
Viveu de sambista / foi equilibrista / e morreu campeão


Nas procuras perdi o tempo / nos caminhos da ilusão
Na tristeza do amor perdido / resolvi abraçar a solidão
Vou na saudade, é bem melhor / se é de má companhia, eu sigo só

Ando por brenhas e brejos / por vales e serras / vielas e matas
Não trago ouro nem prata / das terras por onde andei
Nem mesmo eu tenho a mulata / de quem eu me enamorei
Sou bem feliz como eu sou / rico com tempo e mais hora
Vou-me andando sem rumo / seguindo esse mundo afora
Eu e a viola, a viola e eu / a viola e eu, eu e a viola


Hoje é dia de festa / o Tororó nos convida
Hoje é dia de festa / o povo feliz na avenida

Nas festas tradicionais / têm danças e cantos da terra
Costumes de nosso torrão / folclore de todos os cantos
Todo o Brasil dando as mãos

Hoje tem samba de roda / tem maculelê
Tem maracatu / hoje tem batuquejê

Baianas de saias rendadas / barracas enfeitadas
E a gente a cantar
Um refrão se agiganta / o povo é quem canta
Feliz, na festa mais popular


Eu moro em um barraco / lá no morro da alegria
Que quando chove / muda de lugar
É todo feito de madeira e zinco / e a claridade só em noites de luar

Tem um tonel / que faço tanque e trinco
Água tem / quando São Pedro resolve mandar
Mas, mesmo assim, sou bem feliz / vivo cantando
Pois no morro eu encontrei /um céu aberto pra morar

Pois para mim / o meu barraco é uma beleza
Se chega a tristeza / eu canto um samba e ela se vai
O meu barraco desconhece / o que é a riqueza
Falta cama, falta mesa / mas, de sobra, existe paz

Tive um bangalô / residi na cidade
Tive trecos e mais trecos / na maior facilidade
Mas nunca eu fui feliz / pois me faltava o amor
Agora eu tenho no barraco / toda a felicidade / que faltava ao bangalô


O que é que houve com Rose, hein? / O que é que houve com Rose?
O que é que houve com Rose, hein? / Com Rose, o que é que houve?

Que semblante nesse instante, Rose / Mostra debruçada na janela
Sinto nela uma saudade a castigar / Uma vontade imensa de chorar

Rose, eu peço a Deus que os dias seus /
Sejam vividos pra jamais / Eu lhe encontrar nesta tristeza incontida
Tão esquecida do viver

O que é que houve com Rose, hein? / O que é que houve com Rose?
O que é que houve com Rose, hein? / Com Rose, o que é que houve?

Tão feliz serei no dia em que eu voltar / E lhe encontrar completamente
Reestabelecida dessa solidão / Que só traz mal ao coração

Eu lhe devo amor, lhe devo paz / lhe devo tantas coisas mais
Que se eu pudesse / O seu viver seriam rosas / Somente rosas e não sofrer


Aruê-pan, aruê-pan, aruê meu pam pam pam / aruê-pan

Vou no caminho da tristeza, é madrugada / Ver se descanso esta matéria tão cansada
Mas, com certeza, eu vou voltar / para o dia de amanhã
Com muita fé / eu vou cantar aruê-pan

Meu mundo é triste / amargo mais que o alumã /
Para trocar meus dias negros / pela clareza da manhã
Para esquecer de minha tristeza / Eu vou cantando aruê-pan


Esta amargura / o tempo leva
Deixando juras / tantas promessas
Um novo dia / logo virá
Então meu samba / vai poder se libertar

Pra se tentar apagar o sofrimento / basta, simplesmente, esquecer o momento
Quem se queimou / vai conhecer, afinal
O perfume / e o sabor do mal

Na minha conta / ponha a sua tristeza
Que essa despesa / eu pago no carnaval


É pau, é pedra / É pedra, é pau
Cascalho subindo degrau

Do Pilar do Pelourinho / Da Palma do Gravatá
Dos Contentes do Mirante / Dos Perdões do Calabar

Do Carmo da Carmosina / Saberes da Conceição
Da Linha da Independência / Romeiros do Taboão

Do Limoeiro do Genipapeiro / Do Pepino da Jaqueira
Da Lama do Monturo / Dos Galés da Gameleira
Poeira do Canto da Cruz / Da Capelinha do Pau da Bandeira

É pau é pedra / É pedra é pau
Cascalho subindo degrau

Da Favela do Queimadinho / Do Alto do Ferrão
Candeal do Sobradinho / Do Mato Grosso da Comeia

Da Praça do Bom Juá / Do Arco das Sete Portas
De Pracatu Paquetá / Das hortas das Laranjeiras / Baronesa do Boqueirão

Aflitos da Liberdade / Desterro da Solidão
Do Bogum do Bonocô / Da Montanha de Nazaré
Nanã do Aquidabã / Do Alto do Candomblé, vai!

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